Banco de esperma

Neste post poderá ler tudo o que precisa de saber antes de recorrer a um banco de esperma público ou privado em Portugal ou no estrangeiro. E conhecer uma alternativa mais rápida e gratuita. Somos o equivalente a um banco de gâmetas para inseminação artificial caseira. Caso pretenda um processo mais rápido que o banco público de gâmetas e gratuito ao contrário do que acontece num banco privado, consulte a nossa página de entrada. Confie em nós e deixe-nos ajuda-la!
Em Portugal existe um banco público de gâmetas da responsabilidade do SNS com postos espalhados pelo país. Existem também a hipótese de recorrer a um banco privado que algumas clínicas de fertilidade disponibilizam.

Banco de esperma mães solteiras

A legislação Portuguesa estabelece que qualquer mulher independentemente do seu estado civil, estado de relacionamento ou orientação sexual pode recorrer a técnicas de procriação medicamente assistida. Como tal, a uma mulher solteira é possível recorrer ao banco público de esperma seja para uma fiv (fertilização in vitro) ou para uma inseminação artificial em bancos de esperma.

Banco de esperma Porto

Banco de esperma Porto

No porto o banco público de gâmetas fica no Centro Hospitalar Universitário do Porto no Largo da Maternidade. O banco público de esperma é da responsabilidade do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) e do Centro Procriação Medicamente Assistida (CPMA).

Braga

Em braga ainda não existe nenhum banco público de gâmetas. As opções são a deslocação ao Porto ou então recorrer a um banco privado como o que existe na clínica Ferticare. Ambas as opções envolvem custos, num caso várias deslocações até ao Porto noutro caso custos que pode ascender aos milhares de euros. Se pretender um processo gratuito consulte a nossa homepage e deixe-nos ajuda-la.

Lisboa

Em Lisboa existe o banco de esperma maternidade Alfredo da costa também conhecido como banco de esperma mac que faz parte do banco público de gâmetas. O tempo de espera banco de esperma maternidade Alfredo da costa pode ser consultado na secção abaixo. Além desta opção que o SNS oferece, existem algumas opções em clínicas privadas. Uma hipótese de referência é o banco de esperma cabo ruivo que faz parte da clínica IVI.

Banco internacional dadores de esperma

Fora de Portugal existem bancos de esperma que permitem mais controlo sobre a escolha do dador. É possível à mulher dizer que quer um dador de esperma com X ou Y características. O banco de dadores de esperma Finlândia permite escolher com base em qualquer informação que a receptora ache relevante. E por exemplo o banco de esperma de Londres o maior em Inglaterra permite escolher com base em origem étnica, raça, altura, tom de pele, cor de cabelo e olhos, religião, profissão, formação académica. Alguns bancos de gâmetas como o Banco Internacional de Esperma da Cryos International além de permitirem muitos critérios de escolha, fazem o envio do sémen para Portugal. No passado já houve quem recebesse o sémen em casa. Actualmente em Portugal, tal não é possível e o sémen tem de ser enviado para uma clínica que o recebe e faz a inseminação

Registar criança banco de esperma

Aos olhos da legislação o dador de esperma não é o Pai. Embora os bancos de esperma tenham registo de quem é o dador e possam fornecer essa informação à criança mais tarde, o dador nunca poderá ser considerado pai ou ter alguma responsabilidade sobre a criança. No momento em que faz um processo de procriação medicamente assistida com sémen de dador documentos comprovativos de todo o processo vão ser fornecidos à mãe. Após a criança nascer caso a mulher tenha um companheiro presente no momento do registo, ou seja casada, o homem poderá indicar-se como pai caso contrário a criança será registada sem pai e caso abram algum inquérito a mãe apenas tem de mostrar os documentos e comprovativos que tem em sua posse.

Perguntas Frequentes


Como fazer para recorrer ao banco de esperma?


A pergunta como recorrer a um banco de esperma em Portugal é muito comum. O processo ainda não é totalmente intuitivo e uma grande parte das mulheres ainda o desconhece. Primeiramente deverá manter o seu médico de família a par de tudo e falar-lhe do seu objectivo. O médico de familia poderá averiguar a melhor maneira de a encaminhar. Após isso terá uma consulta/conversa com os responsáveis pela unidade da qual o banco de gámetas faz parte, poderá ser submetida às averiguações psicológicas/psiquiátricas etc. e dará inicio a todo o processo. Neste momento existe uma grande fila de espera que ultrapassa os dois anos.


Como funciona o acesso aos bancos de esperma?


Qualquer mulher independentemente do seu estado civil, ou orientação sexual tem acesso aos bancos de esperma.


Banco de esperma é útil para que casos de infertilidade?


É útil para casos de infertilidade de fator masculino em que o homem tem baixo número de espermatozoides, ou espermatozoides com problemas de mobilidade ou má morfologia dos mesmos e quando as outras opções não forem viáveis.


Quem perfilha banco de esperma?


Caso a mulher seja casada com um homem ou tenho um companheiro masculino que no ato do registo pretenda perfilhar a criança o pai será essa pessoa. Nos restantes casos a criança será registada sem Pai.


Onde temos bancos de esperma?


Existem bancos de públicos esperma no Porto, em Coimbra, e em Lisboa.


Já ocorreu algum caso público de banco de esperma com sida?


Os dadores são testados a uma serie de doenças sexualmente transmissíveis, não é de conhecimento publica que em Portugal tenha corrido um dador com Sida no banco público de gámetas.


Qual o copo utilizado nos bancos de esperma?


O copo utilizado é em plástico próprio bastante idêntico aos utilizados nas analises.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *